Prefeitura de Maracaju, CREAS, CMDCA e Conselho Tutelar intensificam Campanha ao combate da violência sexual a crianças e adolescente.

A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria de Assistência Social, CREAS Centro de Referência Especializado de Assistência Social, CMDCA Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente  e Conselho Tutelar intensificam campanha ao combate da violência sexual a crianças e adolescente.

Representantes estiveram nesta terça – feira (09), na Rádio Maraba FM, informando à população que a violência sexual precisa ser enfrentada e, com mais participação de toda a sociedade. De modo que as pessoas tenham a consciência, de proteger nossas crianças e adolescentes também através de denúncias o disk 100 grande ferramenta ao combate. “Este é um importante passo que previne ou finaliza qualquer movimentação criminosa de jovens ou adultos envolvidos”, afirmou Bruno Barros, Coordenador do CREAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Presente na ação, Ilma Aquino da Rosa, Secretária de Assistência Social do município, lembrou da necessidade dos cuidados a serem tomados para a prevenção de violências sexuais contra crianças e adolescentes, atentando que a informação é a maior arma contra os atos de abuso. “Devemos dar continuidade a todo e qualquer meio de informação às pessoas e quanto mais comunicação tivermos a respeito deste assunto, mais saldo positivo teremos.

Estamos trabalhando em equipe, CREAS, CMDCA, Conselho Tuletar, que juntos formamos uma rede do bem que apoiada pelo nosso prefeito Drº Maurilio e nossa primeira dama Leila, sempre pensando no melhor para população maracajuense nos da toda estrutura de trabalho necessária para fortalecer a campanha e proteger nossas crianças e adolescentes contra qualquer tipo de abuso”. Disse.

Ilma também evidenciou os serviços disponíveis à população maracajuense que auxilia, previne, identifica e encaminha casos suspeitos de abusos e maus tratos de crianças e adolescentes, os SCFV Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos de Maracaju e Vista Alegre conta com Orientadores Sociais e Psicólogos  qualificados para trabalhar com as crianças.

 

DENÚNCIA

O Creas reforça a existência de vários canais de denúncia que podem ser utilizados nos casos de violência contra criança e adolescente, entre eles, o Disque 100, serviço de atendimento telefônico gratuito, sigiloso e que funciona 24 horas todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100. As denúncias também podem ser feitas na Delegacia de Polícia Civil e Conselho Tutelar, de forma anônima, com sigilo das informações garantido.

 

PIONEIRISMO

Mato Grosso do Sul é pioneiro em articular políticas públicas para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. Em 1995, foi elaborado o Plano Estadual de Ações Integradas para o Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, enquanto que o Brasil teve seu Plano Nacional instituído cinco anos depois.

O Estado foi o primeiro a constituir o Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes (Comcex/MS) para fomentar e monitorar o Plano Estadual, sendo o primeiro Estado à instituir o Dia Estadual de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

 

Estiveram presentes na Ação:

Secretária de Assistência Social: Ilma Aquino da Rosa

Coordenador  do CREAS Centro de Referência de Assistência Social:  Bruno Barros Ossuna

Conselheiro do CMDCA Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente: Professor Lote

Conselheiro Tutelar: Altamiro Ribeiro

 

 

Redação Ms Conectado