Maracaju: Secretaria de Assistência Social através do CRAS, realizou cadastramento das famílias do Quilombo no (CadÚnico)

A Prefeitura Municipal de Maracaju, através da Secretaria de Assistência Social e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), realizou nessa sexta-feira (26), o cadastramento das famílias do Quilombo no (CadÚnico) Cadastro Único para Programas Sociais e também o recadastramento para todas aquelas pessoas que possuem o numero do NIS e está desatualizado.

A equipe informou a comunidade sobre importância de manter o beneficio do (BPC – LOAS) atualizado, lembrando que o prazo se encerra em dezembro de 2018, podendo ser suspenso caso não seja atualizado.

As entrevista foram realizadas por meio de preenchimento de um formulário onde foram coletados informações sobre:

•     Características do domicílio (número de cômodos, tipo de construção, tratamento da água, esgoto e lixo)  
•    Composição familiar (número de componentes, existência de pessoas com, deficiência)
•    Identificação e documentação de cada componente da família
•    Qualificação escolar dos componentes da família
•    Qualificação profissional e situação no mercado de trabalho
•    Remuneração
•    Despesas familiares (aluguel, transporte, alimentação e outros).

 

Sobre o Cadastro Único

 

Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no País. Devem ser cadastradas as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Famílias com renda superior a esse critério poderão ser incluídas no CadÚnico, desde que sua inclusão esteja vinculada à seleção ou ao acompanhamento de programas sociais implementados pela União, estados ou municípios.

O CadÚnico é constituído por sua base de dados, instrumentos, procedimentos e sistemas eletrônicos, e sua base de informações pode ser usada pelos governos municipais, estaduais e federal para obter o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas. Dessa forma, o CadÚnico possibilita a análise das principais necessidades das famílias cadastradas e auxilia o poder público na formulação e gestão de políticas voltadas a esse segmento da população.

 

Para o Presidente da Associação de Produtores de Agricultura Familiar do Quilombo, senhor Jorge Henrique Gonçalves:

 

 

“É muito importante para a comunidade Quilombola a preocupação da nossa prefeitura em estar enviando essa equipe para estar realizando esse cadastro que é necessário para todos nós, tendo em vista que através dele poderemos ter acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que da direito a pequenos financiamentos a nós produtores de pequeno porte,  e isso  estimula a geração de renda e melhora o uso da mão de obra familiar”. Disse Jorge.

 

 

 

Redação MS Conectado

Site MS Conectado Voc~e Conectado com a Notícia!

No widgets found. Go to Widget page and add the widget in Offcanvas Sidebar Widget Area.
CAMPANHA EDUCACAO - SIDROLANDIA