Estudante de Sociologia Louize Saconi fala sobre o tema “POLITIZAR”, saiba mais…
“A política surge não no indivíduo, mas sim entre os indivíduos, que a liberdade e a espontaneidade dos diferentes indivíduos são pressupostos necessários para o surgimento de um espaço entre homens, onde só então se torna possível a política, a verdadeira política. O sentido da política é a liberdade” (Hannah Arendt).
Diante da recente Eleição Presidencial em nosso País, nos deparamos com uma forte onda de diversos tipos de argumentos nas Redes Sociais , tanto em ataque ou defesa de seus candidatos, isso nos faz refletir sobre o quanto somos politizados. Será? . Até quanto nossas convicções pessoais nos permite perceber a realidade do Estado, a divisão entre direita e esquerda foi amplamente discutida e explanada , até mesmo com ânimos mais acalorados, cada um com sua ideologia ou bandeira partidária… Porem isso é ser Politizado?! Antes de nos declararmos A ou B esquerda ou Direita devemos compreender a política em suas respectivas esferas, devemos entender o papel de cada mecanismo público , entender o que é de competência da União, dos Estados e dos Municípios .
Muitas Vezes nos deparamos com cobranças por parte da sociedade civil que deveriam serem feitas há um Governo do Estado ou um Deputado Federal por exemplo, sendo feita a uma prefeitura… é preciso conhecer e entender qual é demanda de cada cargo publico , Vereador , Prefeito , Deputado estadual e federal, Governador , Senador e Presidente da Republica. É preciso cuidado para que não se confunda Partidarismo com Política Publica , é preciso conhecer os organismos que garantem nossos Direito e acima de tudo é preciso nos empoderarmos com consciência Política de nossa maior ferramenta de Mudança e transformação do espaço e da sociedade, o Voto!.