Sensei Cleber dos Santos Pereira: Judô Social transformando vidas. Saiba mais.

Judô é uma arte e ciência, deve ser mantido acima de toda a escravidão artificial e ser livre de qualquer influência financeira, comercial e pessoal.  SHIHAN JIGORO KANO.

Está foi a finalidade da criação do Judô pelo grande mestre Jigoro Kano, ele queria que está nobre arte, fosse praticada por amor, e ensinada a sua essência por professores (sensei), que honrasse o seu conhecimento.

 

Mas, infelizmente o mundo capitalista entrou nas academias e nos tatames, por pessoas que aprenderam o judô mais não compreenderam a sua essência e finalidade.

O Judô passou a ser praticado para competição e acabou se tornando um produto comercial, desde o ensinamentos, quanto as graduações até a participação de atletas nas competições, e todos os judocas passou a ser refém das Federações.

Isso durou por muito tempo, o que  levou os grandes judocas e senseis e até shihans a abandonarem ou deixarem o judô adormecido, sem o praticar ou ensinar.

 

Com advento da lei Pelé (Lei federal 9615/98), trouxe um novo brilho de esperança, onde foi possível criar as Ligas e novas Confederações exemplos CBJS (Confederação Brasileira Judô Social )  com isso pode ser praticado o judô social, mais acessíveis as classes menos favorecidas, permitindo fazer as graduações tendo reconhecimento Estadual e Nacional. O judô ensinado pelas Ligas é o mesmo praticado em todo mundo judô kodokan, podendo assim, poder dar continuidade ao sonho de Jigoro Kano.

Quando da sua criação “ O judô deve existir para o benefício do homem e não o homem para o judô (competição) palavras do mestre Jigoro kano.

 

Hoje são milhares de crianças, adolescentes e jovens beneficiados pelo judô de Liga , judô social. No Mato Grosso do Sul a primeira Liga nasceu no dia 21 DE JANEIRO DE 2016  LCJMS ( LIGA CONFEDERADA JUDO MATO GROSSO DO SUL ). Com sede em Maracaju, onde tem cerca de 350 filados, e vem crescendo em todos os estados com filadas em Campo Grande, Fátima do Sul, Porto Murtinho, Gloria de Dourados, Dourados chegando na casa dos 900 filiados em MS, tendo Delegacias outros estados  RJ, SP, filiais internacionais no Paraguai e áfrica. Com a filosofia de oportunizar a todos a pratica do judô, acreditamos assim, que quem ganha é a comunidade, pois o judô além de um esporte, é uma arte, disciplina, orienta, faz saúde preventiva e torna seu praticante um cidadão de bem.

 

 

Sobre o presidente da LCJMS

Sensei Cleber dos Santos Pereira- Formado Educação Física, Pós graduado em Pedagogias Movimento e Performance humana, faixa Preta judô 4° Dan pela LCJMS/CBJS, CIIJ.

 

Site Ms Conectado Você Conectado com a Notícia!

Acesse nossa página no Facebbok e fique por dentro dos destaques de Maracaju e região: https://www.facebook.com/MsConectado/

 

 

No widgets found. Go to Widget page and add the widget in Offcanvas Sidebar Widget Area.
CastSeg