Conselho de Assistência Social presta contas e discute conferência na 1ª reunião do ano.

O Ceas (Conselho Estadual de Assistência Social) de Mato Grosso do Sul realizou ontem (9) a primeira reunião do ano, na Escola do SUAS Mariluce Bittar, em Campo Grande, reforçando o debate em torno das demandas da assistência social.

Taciana Silvestrini, presidente do Ceas, explicou que na pauta da reunião foram tratados assuntos como aprovação de atas, pareceres, prestação de contas, a Conferência Estadual de Assistência Social 2023 – Comissão Organizadora, e ainda ofícios e demandas relacionadas ao conselho. A presidente também adiantou que a Conferência Estadual tem como data provável, setembro deste ano.

Órgão de instância colegiada de caráter permanente e deliberativo, o Ceas tem representação paritária entre governo e sociedade civil, responsável pelo controle social da política de assistência social de Mato Grosso do Sul.

Ao todo são 24 representantes governamentais e da sociedade civil integrantes do conselho. A representação da sociedade civil se dá por meio dos segmentos das organizações e entidades de assistência social, organizações dos trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e organizações e representantes de usuários.

Ceas/MS

O Ceas tem como competência normatizar, consultar, fiscalizar e deliberar a gestão do SUAS. É vinculado à estrutura do órgão gestor estadual de assistência social, no caso a Sead (Secretaria de Assistência Social e dos Direitos Humanos), por meio da Supas (Superintendência da Política de Assistência Social).

Leomar Alves Rosa, Comunicação Sead
Fotos: Divulgação Ceas