Com crescimento expressivo no atendimento e procura de outros municípios, Prefeitura abre III Semana da Educação Especial.

Na noite desta segunda-feira 14-08 a Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou a abertura oficial da III Semana da Educação Especial no Salão de Eventos do Tatersal.

Neste ano o evento contou com o tema “Educação Especial, Desconstruindo Barreiras para uma Educação de Acessibilidade e Inclusão”.

Contando com a presença de diretores, coordenadores, educadores, pais e alunos a Semana da Educação Especial objetiva sensibilizar a comunidade em geral para a necessidade de ações verdadeiramente inclusivas em todos os domínios. A educação especial é uma modalidade de ensino destinada a pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento TEA e altas habilidades e/ou superdotações.

De acordo com Carolina Souza, Secretária Municipal de Educação a Educação Especial tem por objetivo principal proporcionar ao aluno com necessidades especiais o desenvolvimento de suas potencialidades, tanto nos aspectos intelectuais, físico, sociais e do trabalho, mediante conhecimentos, habilidades e aptidões, promovendo sua autorrealização.

Estamos trabalhando, desde o início do mandato do nosso Prefeito Marcos Calderan nesta modalidade de ensino, alicerçada em sólidas parcerias com a Secretaria de Saúde e Assistência Social, possibilitando um amplo suporte aos nossos alunos, contando claro, com todo o empenho e dedicação da nossa equipe da Rede Municipal de Ensino.” Afirmou Carolina Souza.

Em Maracaju, houve um aumento exponencial na quantidade de alunos atendidos, sendo em 2021 o quantitativo de 105 alunos, 2022 foram 126 alunos e, em 2023, chegam ao montante de 262 alunos, presentes em todas as etapas da Educação Básica, por isso, Maracaju tem se destacado em nível estadual, inclusive contando com a procura de outras cidades para a viabilização de um trabalho semelhante em seus municípios.

Para o Prefeito Marcos Calderan este crescimento coroa o bom rendimento deste trabalho especializado por parte da Rede Municipal de Ensino.

Nossa gratidão e carinho a todos os profissionais da educação, especialmente os que atuam na Educação Especial, Maracaju se tornou uma referência nesta área, fruto do trabalho de cada profissional, crescemos e evoluímos rumo a uma educação de excelência em todas as áreas e, certamente, alcançaremos os frutos das sementes que estamos cultivando, assim como já tem ocorrido neste segmento de Educação Especial, parabéns a todos os envolvidos.” Finalizou Marcos Calderan.

Além da apresentação de trabalhos e outras metodologias de ensino, o evento contou com uma palestra intitulada “Dentro da Vontade Social e Política qual o papel da escola, comunidade, família e pessoa na inclusão educacional?” ministrada por Telma Nantes.

Participaram do evento os Vereadores Rener Barbosa, Nenê da Vista Alegre, Luciano França, além das Orientadores Técnicas Pedagógicas e Responsáveis pela Educação Especial, Dieniffer Benites, Rafaela Christina Abranches e Wilma Moreira Kleinhans, bem como a Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência Maire, além da classe educacional, pais, alunos e responsáveis, junto com a sociedade em geral.

SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL

Todos os alunos, além de serem atendidos e acompanhados por profissionais e professores de apoio de acordo com suas especificidades, frequentam também as Salas de Recursos Multifuncionais que são totalmente equipadas com professores especializados em educação especial para realizarem o Atendimento Educacional Especializado – AEE.

Em 2023, também estão sendo atendidos alunos de escolas privadas, justamente devido ao bom atendimento fornecido pelo município.

Assessoria