A Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul completa, nesta sexta-feira (23), 45 anos de exercício ativo no estado. Dos primeiros passos dados em sua criação até a consolidação de uma instituição exemplar, esta justiça especializada tece, ao longo do tempo, uma história de excelência, transparência e comprometimento com a democracia.
Reconhecida por sua representatividade no cenário nacional, a Justiça Eleitoral Guaicuru sempre primou pelo aprimoramento da qualidade dos processos eleitorais e pelo fortalecimento dos pilares da democracia. Desde a sua implantação, em 1979, já organizou e implementou 23 eleições, entre gerais e municipais. Em 1982, ano da primeira eleição realização pelo TRE-MS, o estado contava com 553.470 mil eleitores. Esse número aumentou para 1.972.528 em 2022, representando um crescimento de 78%.
Em sua trajetória coleciona, também, notáveis conquistas e reconhecimentos por sua excelência, inovação e dedicação à comunidade, tais como o 1º Lugar nacional no Ranking da Transparência CNJ (alcance de 100% dos requisitos exigidos), o 1º Lugar no Prêmio CNJ de Qualidade, no segmento eleitoral (categoria Diamante), bem como o 1º Lugar nacional no Ranking da Transparência CNJ (alcance de 100% dos requisitos exigidos), sendo considerado como o melhor tribunal do país em 2023.
Para celebrar a ocasião, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, em Sidrolândia, promoveu uma cerimônia especial de descerramento da placa em alusão aos 45 anos da justiça eleitoral em MS, simbolizando uma data marcante para a justiça eleitoral. O evento contou com a distinta presença de autoridades locais e representantes da comunidade.
TRE/MS