Destaque no Mato Grosso do Sul, PROMUSE de Maracaju recebe viatura para uso exclusivo em ações de proteção e combate à violência contra a mulher.

Parceria entre a Coordenadoria da Mulher, Prefeitura de Maracaju e as forças de segurança, seguem protegendo às mulheres vítimas de violência.

Destaque no Mato Grosso do Sul, o PROMUSE de Maracaju recebeu nesta segunda-feira, 16 de setembro, uma viatura exclusiva para atuar nas ações de proteção e combate à violência contra a mulher. A entrega aconteceu na sede do 15º Batalhão de Polícia Militar de Maracaju, fortalecendo a parceria entre o município e o Governo do Estado no enfrentamento à violência doméstica.

Jamaika do Carmo, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, enfatizou a importância da nova viatura, destacando o impacto positivo que terá na proteção e monitoramento das mulheres em situação de vulnerabilidade. “Essa parceria com o Governo do Estado gera mais resultados, protegendo as mulheres e inibindo a violência”, afirmou Jamaika. Ela também reforçou a importância da conscientização e do combate contínuo à violência, lembrando que a população deve agir e não se omitir quando souber de casos de violência doméstica.

O PROMUSE – Programa Mulher Segura, coordenado pela Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, é um programa voltado para o monitoramento e proteção de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O programa opera em três eixos: prevenção primária por meio de campanhas educativas, prevenção secundária com visitas às famílias em situação de risco e a articulação com outros órgãos e entidades para fortalecer a rede de proteção.

Os tipos de violência monitorados pelo programa incluem:

  • Violência física: Ofensa à integridade física da mulher.
  • Violência psicológica: Danos emocionais e controle de comportamentos e decisões da mulher.
  • Violência sexual: Constrangimento ou coação sexual.
  • Violência patrimonial: Retenção ou destruição de bens e recursos da mulher.
  • Violência moral: Calúnia, difamação e injúria.

A nova viatura permitirá uma resposta mais eficiente às demandas de proteção e fiscalização, reforçando o trabalho que já é referência no estado e garantindo mais segurança às mulheres de Maracaju.

Assessoria