Inspirado em livro, documentário resgata a história de Maracaju com entrevistas e músicas exclusivas

No dia 23 de novembro, às 19h, o Centro Cultural de Maracaju será palco do lançamento do documentário “Rodas de Conversa: relatos sobre as histórias de Maracaju:”, uma produção audiovisual que celebra os 100 anos da cidade.
O documentário, inspirado no livro “Rodas de Conversas: os causos de Maracaju em relatos dos descendentes dos pioneiros”, escrito e idealizado por Seila Maria Garcia Corrêa, mergulha na história local, com o objetivo de preservar e transmitir às futuras gerações o legado cultural da região.

Dirigido, roteirizado e produzido pela jornalista Ana Brito, a produção conta com entrevistas exclusivas de mais de 10 personalidades importantes, incluindo descendentes de pioneiros, figuras de destaque e historiadores. O material audiovisual busca não apenas documentar a história de Maracaju, mas também fomentar o conhecimento nas escolas, reforçando a importância de valorizar a história e as raízes da cidade.
“Foi um orgulho imenso fazer parte de tudo isso. Cada detalhe foi feito com muito amor e dedicação”, destaca Ana Brito. “Esse documentário é uma homenagem a todos que contribuíram para a construção de Maracaju e uma forma de presentear a cidade no seu centenário.”
A trilha sonora do documentário é outro destaque, composta e tocada pelo músico Marcílio Menezes, produzida pelo artista e professor Marcos Uzun. Juntos, eles compuseram quatro músicas exclusivas para a obra, criadas especialmente como um presente para Maracaju. “Pensamos na natureza, na pujança do agro, na história local, em muitos detalhes e estamos satisfeitos com o resultado”.
A edição do filme, que traz depoimentos tocantes e histórias surpreendentes, ficou a cargo do publicitário Lucas Copetti, responsável por dar forma e ritmo à narrativa. ”Eu nasci no RS mas estou em Maracaju há 40 anos, então, eu sou daqui e as histórias me tocam pessoalmente, cuidei dos detalhes e o resultado está fantástico”. A obra conta ainda com a produção geral de Ana Mendes e com a assessoria jurídica de Gabriela Colman.
“O documentário foi realizado através do recurso que recebeu proveniente da Lei Paulo Gustavo, junto á Secretaria Municipal de Cultura de Maracaju, em parceria com a Prefeitura Municipal de Maracaju. Esses fundos são destinados ao apoio a projetos culturais, fortalecendo o setor artístico local e promovendo iniciativas que incentivam a produção e circulação cultural e contará com uma estreia especial no Centro Cultural de Maracaju, no dia 23 de novembro, às 19h.

Rodoviária de Maracaju anos 70, rua 11 de Junho, acervo do museu.

Assessoria

No widgets found. Go to Widget page and add the widget in Offcanvas Sidebar Widget Area.
CASTSEG - MONITORAMENTO