Durante a sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (25), o vereador Robert apresentou uma proposta para a contratação de segurança privada, com o objetivo de inibir o vandalismo em locais públicos estratégicos de Maracaju, como o Parque Ecológico, a Arena, a Praça Central, além de outros órgãos municipais. A medida surge como uma solução paliativa até que a criação da Guarda Municipal se torne viável.
De acordo com Robert, o aumento de episódios de depredação e vandalismo nos espaços públicos tem prejudicado o acesso da população a esses locais, afetando o lazer e a segurança dos cidadãos. Em sua fala, o vereador lembrou que, apesar do desejo de implementar a Guarda Municipal, a criação deste órgão ainda depende de estudos e adequações orçamentárias que, segundo o prefeito, tornam sua implantação um processo demorado.
“Embora a criação da Guarda Municipal seja uma medida importante para a segurança do município, sabemos que não é algo que possa ser feito de forma imediata. Enquanto aguardamos essa viabilidade, a contratação de uma segurança privada surge como uma alternativa para combater os atos de vandalismo que temos presenciado em nosso município, além de proporcionar mais segurança aos nossos cidadãos”, argumentou Robert.
A proposta prevê que empresas especializadas possam ser contratadas para atuar nas áreas mais vulneráveis à depredação e vandalismo. O vereador ressaltou que a segurança privada atuaria de forma preventiva, com rondas constantes e fiscalização desses espaços, evitando danos ao patrimônio público.
Redação Ms Conectado – DRT 001808/MS