Prefeitura de Maracaju inicia obras emergenciais para conter alagamentos após forte chuva

Ações de limpeza e obras de drenagem visam amenizar impactos das chuvas, enquanto projeto de macrodrenagem promete soluções a longo prazo.

Após o intenso episódio de chuvas registrado em Maracaju na última segunda-feira (02-12), quando o município registrou 105 milímetros em apenas 24 horas, a Prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria de Obras e Urbanismo, iniciou nesta terça-feira (03-12) ações emergenciais para minimizar os impactos dos alagamentos.

O trabalho inicial inclui a limpeza das canaletas de drenagem, elevação dos tubos existentes e ampliação da drenagem até o término do Bairro Fortaleza. Essa medida visa dar maior vazão às águas pluviais que caíram intensamente sobre a cidade, afetando várias regiões, especialmente aquelas mais suscetíveis a alagamentos.

De acordo com o Secretário de Obras e Urbanismo, Joaquim Herrera, a ação é paliativa, mas fundamental para amenizar os transtornos imediatos causados pela chuva. “Trata-se de uma obra que visa amenizar os transtornos, entretanto, já estamos com uma obra em fase final de projeto de macrodrenagem, objetivando captar todas as águas pluviais da região. Além disso, estamos buscando apoio de recursos federais e estaduais para a execução desta obra“, explicou o secretário.

A Prefeitura também está em busca de soluções mais duradouras para os problemas de drenagem na cidade. O projeto de macrodrenagem, que está em fase final de planejamento, visa resolver de forma definitiva a questão dos alagamentos, não apenas no Bairro Fortaleza, mas também em outras áreas da região que sofrem com os mesmos problemas.

O município segue monitorando as condições climáticas e trabalha de forma contínua para minimizar os impactos das chuvas. A gestão municipal também está mobilizando outras secretarias para garantir o atendimento à população e a manutenção da infraestrutura da cidade.

Com o projeto de macrodrenagem em andamento, Maracaju pretende oferecer soluções mais eficazes para o gerenciamento das águas pluviais, proporcionando mais segurança e qualidade de vida aos habitantes da localidade.

Assessoria