Maracaju realiza novo “Dia D” contra a dengue e intensifica notificações aos responsáveis por terrenos sujos.

Ação visa reforçar combate à doença, ampliar a vacinação e alertar população sobre penalidades previstas em lei. Mais de 90% dos focos estão em residências habitadas.

Na segunda-feira, 07 de abril, a Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou mais um “Dia D” de combate à dengue, mobilizando equipes da saúde, agentes de endemias e equipe da secretaria de obras para intensificar as ações de limpeza, orientação e prevenção nos bairros do município.

Durante a mobilização, também foi reforçada a fiscalização de terrenos baldios, residencias, imóveis com sinais de abandono ou acúmulo de entulhos e criadouros do mosquito Aedes aegypti. Os proprietários desses espaços estão sendo notificados formalmente, e o não cumprimento das exigências no prazo legal poderá acarretar penalidades previstas na Lei Municipal de Controle e Prevenção da Dengue e Chikungunya, Lei n.º1811/2015.

Conforme o Art. 8º da referida lei, os infratores poderão receber advertência, multa de 10 a 50 UFM, interdição do imóvel e até mesmo a cassação do alvará de licença, conforme a gravidade da infração. As penalidades serão aplicadas dentro de processo administrativo, sem prejuízo de outras sanções civis ou penais cabíveis.

A Secretária Municipal de Saúde, Chirlei Rocha, destacou a importância da participação da população no enfrentamento à doença:

Estamos fazendo a nossa parte como gestão, mas a colaboração da comunidade é indispensável. Mais de 90% dos focos de dengue estão sendo encontrados em residências habitadas, ou seja, o problema está dentro de casa. Não adianta só cobrar do poder público se não houver responsabilidade individual. Quem não cuidar do seu quintal será notificado e, se necessário, multado conforme a legislação. É uma questão de saúde pública”, reforçou Chirlei.

A Secretária também aproveitou o Dia D para destacar a importância da vacinação como forma de prevenção:

Temos uma vacina segura disponível e orientamos todos os pais e responsáveis a levarem seus filhos às unidades de saúde. Vacinar é um ato de amor e de responsabilidade. A vacina salva-vidas, e com os cuidados em casa, é a forma mais eficaz de vencermos essa guerra contra a dengue”, afirmou.

A campanha continua com ações educativas, visitas domiciliares e atendimentos nas unidades de saúde, com orientações a população a se vacinarem, manter quintais limpos, eliminar recipientes com água parada e procurar imediatamente o serviço de saúde ao primeiro sintoma.

Assessoria

No widgets found. Go to Widget page and add the widget in Offcanvas Sidebar Widget Area.