Encontro do Grupo “Ser Mãe” promove acolhimento, reflexão e vacinação, reforçando a importância do cuidado emocional e físico das gestantes
No dia 7 de maio, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde Mental Materna, a Prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu um momento especial com as gestantes do grupo “Ser Mãe”, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, por meio do CRAS. O encontro teve como foco os desafios emocionais enfrentados durante a gestação, parto e pós-parto, promovendo acolhimento, escuta ativa e informação sobre a importância da saúde mental neste período tão intenso e transformador.
O bate-papo destacou a campanha Maio Furta-Cor, que neste ano traz como tema “Saúde Mental Materna, Direito de Todas”. A campanha propõe uma reflexão sobre a empatia, o cuidado coletivo e o reconhecimento de que garantir o bem-estar emocional das mães é também uma responsabilidade social.
A Secretária Municipal de Saúde, Chirlei Rocha salientou sobre a relevância da ação:
“A maternidade é um momento de descobertas, alegrias, mas também de muitas inseguranças e desafios. Falar sobre saúde mental materna é essencial para acolher essas mulheres. Quero agradecer e parabenizar a secretária Leiza Karen Barbosa e toda a equipe da Assistência Social pela criação e continuidade do grupo ‘Ser Mãe’, que tem feito a diferença na vida das nossas futuras mamães. Seguimos firmes no nosso compromisso com a saúde da nossa cidade, especialmente com as gestantes, garantindo cuidado integral e humanizado.”
Além da roda de conversa, a ação contou com a presença das profissionais da área de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, que aplicaram a vacina contra a Influenza nas gestantes, reforçando a importância da prevenção de doenças durante a gestação.
O encontro foi marcado por falas emocionadas, partilhas de experiências e informações valiosas sobre o cuidado com a mente e o corpo. Ações como essa reafirmam o papel das políticas públicas em oferecer suporte integral às gestantes e fortalecer redes de apoio em todas as fases da maternidade.
Assessoria
