Programa “Criando Raízes” fortalece lares e vínculos de famílias já contempladas com moradias em Maracaju.

Com foco no desenvolvimento social e comunitário, a Secretaria Municipal de Governo em parceria com as Secretaria de Assistência Social e Saúde implementam ações de orientações às famílias que receberam 41 casas populares.

Após a entrega de 41 unidades habitacionais em bairros estratégicos de Maracaju, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governo, avança agora para uma nova etapa: a efetivação do Programa “Criando Raízes”, uma iniciativa que vai além da moradia, buscando fortalecer os vínculos familiares e comunitários e garantir acesso adequado à rede de serviços do Município, com inclusão social e autonomia.

As casas, entregues anteriormente nos bairros Ilha Bela II (20 unidades), Jardim Veneza (11), Jardim Lisboa (5) e Bairro Fortaleza (5), foram construídas em áreas com infraestrutura completa e acesso facilitado a serviços essenciais como saúde, educação e transporte.

Agora, o foco é o desenvolvimento humano. O programa “Criando Raízes” está sendo implantado com atividades de acompanhamento às famílias beneficiadas durante um período de 6 meses, visando promover dignidade, fortalecimento dos laços sociais e integração à comunidade. A ação deste mês contou com a participação do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, Cadastro Único e Segurança Alimentar, que levaram informações e orientações às famílias.

Durante o encontro, a Assistente Social Jaqueline Gomes explicou as formas de acesso aos serviços ofertados pela assistência social; a Psicóloga Ana Flávia apresentou os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); a Coordenadora Jorgina tratou da temática da Segurança Alimentar; e o Coordenador do Cadastro Único, Thiago Paré, juntamente com a Assistente Social Anadir, falaram sobre o funcionamento do CadÚnico e as condicionalidades do Programa Bolsa Família e outros benefícios da rede socioassistencial. O momento foi encerrado com um coffee-break de confraternização entre as equipes e os moradores.

As profissionais Adriellen Cardoso Weis e Eunice Ferreira dos Santos, são as assistentes sociais do Departamento de Habitação e Reurb responsáveis pelo acompanhamento direto das famílias e pela execução do Programa, garantindo escuta qualificada e apoio técnico para o pleno desenvolvimento dos lares contemplados.

Os encontros são realizados próximos às moradias dos beneficiários, na sede da Associação Viva Vida, do Bairro Porto Belo e do Bairro Ilha Bela.

“O ‘Criando Raízes’ é mais do que um nome, é um compromisso com as famílias. As casas já foram entregues, mas nosso trabalho continua: agora estamos cuidando das pessoas, garantindo que essas moradias se transformem em lares saudáveis, acolhedores e cheios de esperança. É assim que fortalecemos vínculos, promovemos cidadania e construímos uma Maracaju mais justa e humana.” Afirmou Dayani Barbosa da Silva, Secretária de Governo.

O Programa “Criando Raízes” é uma política pública inovadora, que une moradia, proteção social e desenvolvimento comunitário, resultado de parcerias entre o poder público e instituições que acreditam na transformação social com dignidade e respeito.

As famílias beneficiadas seguem com o Termo de Permissão de Uso do Imóvel e no final do acompanhamento, receberão os termos definitivos de doação dos imóveis.

Assessoria

No widgets found. Go to Widget page and add the widget in Offcanvas Sidebar Widget Area.
CASTSEG - MONITORAMENTO