Por encomenda da Rede de Rádios Top FM, a segunda pesquisa realizada pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência, entre os dias 1º e 6 de setembro deste ano, junto a 3 mil moradores com 16 anos ou mais de idade, em 30 municípios de Mato Grosso do Sul, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos, traz o cenário das intenções de votos para as oito vagas de deputados federais do Estado.
O levantamento confirma nomes tradicionais da política sul-mato-grossense, mas também evidencia a força de uma nova geração que vem conquistando espaço: o prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni (PP), que aparece citado na pesquisa espontânea com 0,4% das intenções de voto.
Liderança jovem em ascensão
A presença de Foroni na pesquisa reforça seu papel como uma liderança jovem em crescimento no cenário estadual, ganhando visibilidade e consolidando-se como alternativa política entre figuras já consolidadas. Aos 28 anos, o prefeito vem se destacando pela gestão inovadora em Rio Brilhante, o que o credencia como um nome promissor para voos mais altos na política de Mato Grosso do Sul.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado responde sem que lhe sejam apresentadas opções, os primeiros colocados são a ex-deputada federal Rose Modesto (União Brasil), com 3,2%, seguida pela deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), com 2,6%, o vice-governador Barbosinha (PSD), com 2,4%, o deputado federal Vander Loubet (PT), com 2,2%, e o deputado federal Geraldo Resende (PSDB), com 1,6%.
Na sequência, outros nomes tradicionais e emergentes aparecem, incluindo Lucas Foroni (PP), prefeito de Rio Brilhante, citado com 0,4% das intenções — um dado que reforça o reconhecimento de sua atuação política e o início de sua consolidação no cenário estadual.
O levantamento também apontou que 71,75% dos entrevistados não sabem, não responderam, não votariam em nenhum dos nomes ou votariam em branco, indicando que ainda há espaço para o crescimento de novas lideranças como a de Foroni.

