Em parceria com as forças de segurança, a Prefeitura de Maracaju realiza 4ª edição da Operação Estação Final e amplia atendimentos a pessoas em situação de rua.

Ação conjunta entre Assistência Social, Saúde e forças de segurança reforça acolhimento, dignidade e oportunidades de recomeço a quem mais precisa.

A Prefeitura de Maracaju, por meio do CREAS e CAPS, em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar e voluntários, realizou nesta segunda-feira, 29-09, a 4ª edição da Operação Estação Final, ação voltada ao atendimento e acolhimento de pessoas em situação de rua.

O encontro ocorreu no Salão da Igreja Santo Antônio, onde foi montada uma estrutura especial para garantir o acolhimento humanizado de todos os participantes. A iniciativa ofereceu triagem, cadastro, atendimento social e de saúde, além de banho, lanche, corte de cabelo e kit de higiene pessoal.

Um dos pontos mais importantes foi a oferta de retorno familiar, realizada sempre de forma livre e espontânea, com o apoio logístico do Poder Público e das forças de segurança. Até o momento, 12 (doze) pessoas já retornaram para suas famílias, tanto dentro de Mato Grosso do Sul quanto em outros estados.

Durante a ação, 27 atendimentos foram realizados, resultando em um novo retorno familiar e encaminhamentos para instituições credenciadas aos cidadãos que manifestaram interesse em tratamento e acolhimento contínuo.

A Operação Estação Final nasceu do nosso compromisso com a dignidade humana. Aqui, cada pessoa é olhada com respeito, escuta com empatia e atendida com o coração. O retorno familiar, o acolhimento e o encaminhamento para tratamento não são imposições, mas oportunidades de recomeço, construídas a partir do diálogo e da confiança. Esse trabalho só é possível graças à união de forças entre diversas instituições e voluntários. Quando a sociedade se une, mostramos que a solidariedade é capaz de transformar vidas.” Explicou Leiza Karen Barbosa, Secretária de Assistência Social.

A Operação contou com a presença e apoio do Tenente Coronel Vieira (Polícia Militar), Capitão Alex Cano (Corpo de Bombeiros), Dr. Pedro Paiva (Polícia Civil), da Primeira-Dama Meire Calderan, da Secretária de Assistência Social, Leiza Karen Barbosa, do Secretário de Cultura, Rafael Fernandes Jara, além dos Vereadores Rener Barbosa, Patrick Ribas e Vilmar da era do Gelo.

Mais do que um atendimento, a ação representa um gesto de amor, esperança e dignidade, reafirmando o compromisso da atual gestão com políticas públicas inclusivas e de atenção integral às pessoas em vulnerabilidade.

Assessoria

No widgets found. Go to Widget page and add the widget in Offcanvas Sidebar Widget Area.
CASTSEG - MONITORAMENTO