Prefeitura de Douradina planeja aumentar compra de produtos da agricultura familiar, fortalecendo escolas e produtores locais

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, promoveu uma reunião com representantes da agricultura e de instituições parceiras para tratar sobre a ampliação da participação da agricultura familiar na merenda escolar. Estiveram presentes a secretária de Educação, a nutricionista do município, o superintendente de Agricultura e Meio Ambiente, a secretária adjunta de Educação, Danielle Guimarães Silva Coiado, Agente de Negócio do SENAR-MS, e Dalva Helena Antoniassi Rodrigues, produtora responsável pela marca Delícias Antoniassi.

O encontro teve como tema central o aumento do percentual de recursos da merenda escolar que devem ser aplicados na compra de produtos da agricultura familiar, conforme determina a nova legislação federal.

De acordo com a Lei nº 15.226/2025, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) passará a destinar 45% dos recursos à aquisição direta de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural percentual que anteriormente era de 30%. A nova regra entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026.

Durante a reunião, a produtora Dalva Helena Antoniassi apresentou seus produtos, com o apoio técnico do SENAR-MS, representado por Danielle Guimarães Silva, com o objetivo de avaliar a possibilidade de inclusão desses alimentos na alimentação escolar da rede municipal de ensino.

Além disso, o encontro também buscou fortalecer parcerias entre as secretarias municipais e os produtores locais, ampliando o incentivo à agricultura familiar, promovendo o desenvolvimento econômico e garantindo alimentação saudável e de qualidade aos estudantes.

Assessoria

No widgets found. Go to Widget page and add the widget in Offcanvas Sidebar Widget Area.
CASTSEG - MONITORAMENTO