Rio Brilhante mostrou para o mundo que uma gestão eficiente, somada à tecnologia e ao cuidado com as pessoas, pode transformar a alimentação escolar. Prova disso é o projeto de Alimentação Escolar Inteligente (AEI) implantado em escolas da Rede Municipal de Ensino, iniciativa que ganhou destaque na COP30, em Belém (PA) — posicionando a educação de Rio Brilhante como referência de inovação e impacto socioambiental na alimentação escolar. A cidade apresentou ao Brasil e ao mundo que é possível conciliar tecnologia, sustentabilidade e cuidado com os estudantes, sem perder a identidade local. A iniciativa integra os investimentos e compromissos da gestão do prefeito Lucas Foroni.
Criado em 2024 pela Lemobs, com patrocínio do Banco do Brasil, o projeto foi implantado nas unidades Criança Esperança II, Criança Esperança IV, Criança Esperança VI e Escola Municipal Rio Brilhante. Em apenas dois meses, os alunos foram diretamente beneficiados por uma nova forma de cuidar da alimentação escolar, baseada em dados, sustentabilidade e processos mais humanos.
Os resultados impressionam. Houve 82% de redução no desperdício, o que representa 7 toneladas de alimentos preservados, 10 toneladas de carbono poupadas e o equivalente a 25 mil refeições que deixaram de ir para o lixo. Para o município, isso significou uma economia média de R$ 200 mil, além de mais organização, previsibilidade e qualidade no dia a dia das escolas.
O impacto também foi perceptível na saúde e no prato: 88% de aprovação das refeições e 78% dos alunos avaliados com diagnóstico nutricional, permitindo ações mais precisas da equipe de nutrição. Cada escola obteve avanços expressivos.
Além dos números, houve integração com a SEMED, engajamento e oficinas com as merendeiras, testes de aceitabilidade, diagnóstico dos alunos, cardápios mais eficientes, rotinas mais tranquilas e o sentimento coletivo de que a alimentação escolar pode ser mais sustentável e acolhedora.
Diante dos resultados, a gestão do prefeito Lucas Foroni ampliará a iniciativa em 2026. “Mais três escolas municipais estarão sendo beneficiada com projeto, fortalecendo assim o compromisso com uma alimentação escolar mais eficiente e alinhada ao futuro que queremos para nossos alunos”, comemorou o chefe do executivo.
Assessoria

