Mais uma turma se forma e 522 guardas municipais estarão aptos a usar armamento

Mais uma turma da Guarda Civil Municipal de Campo Grande finaliza a parte téórica do curso de capacitação para armamento letal, que acontece em parceria com a Academia da Polícia Civil (Acadepol), e estará até setembro apta a usar armamento. São mais 133 guardas municipais, que atuam diretamente em operações nas ruas.

A atual gestão já capacitou 289 guardas para o uso de armamento. Com os 133 que se formarão em setembro, mais os 100 que já haviam sido preparados na gestão anterior, a Guarda Municipal contará com 522 guardas que poderão usar armamento e reforçar a segurança na nossa Capital.

Com carga horária de 140 horas, distribuídas em 80 horas/aula de teoria e 60 horas/aula de prática de tiro, o treinamento segue as normativas da matriz curricular Senasp/MJ. Cada aluno efetua 320 (trezentos e vinte) disparos de revólver calibre 38.

“Dando continuidade ao processo de capacitação dos guardas civis municipais em utilizar armamento letal, a segunda turma de guardas municiais aprovados em processos seletivos irão receber capacitação teórica e prática”, explica o secretário Especial de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja.

Nas aulas teóricas são abordados Direito Administrativo, Direito Penal , Ética, Cidadania, Direitos Humanos, Policia Comunitária, Estatuto da Guarda Civil Municipal e demais legislações aplicadas aos servidores da Guarda Civil Municipal.

Já as aulas práticas ficam a cargo da Policia Federal, que mediante Termo de Cooperação, irá aplicar 60 horas/aula aos guardas civis e ao final vai certificar e autorizar o uso do armamento letal.

O objetivo do curso é preparar o efetivo da GCM para auxiliar o trabalho de segurança pública feito pelas policias civil e militar, cumprindo metas estratégicas de segurança, bem como o Plano de Governo da atual gestão.

 

Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Campo Grande

No widgets found. Go to Widget page and add the widget in Offcanvas Sidebar Widget Area.
CASTSEG - MONITORAMENTO