Vereadora Marinice Penajo destaca a importância do Setembro Amarelo, mês de combate ao suicídio. Saiba mais.
Na 28 sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Maracaju desta quarta-feira 4, a vereadora Narinice Penagjo destacou a importância da campanha Setembro Amarelo suicídio no Brasil.
“Nós entramos no mês de setembro e com ele chega à campanha do Setembro Amarelo. Segundo a organização Mundial da saúde, a cada 45 minutos uma pessoa tira a própria vida aqui no brasil. Muito ruim ouvir e mais ainda viver essa realidade. A campanha foi criada neste mês com o intuito promover ações para promover a saúde mental e divulgar os centros que oferecem ajuda a quem precisa”, destacou a vereadora.
O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro.
“Maracaju infelizmente é uma das cidades que mais acontece suicídio no estado. Às vezes, tem momentos que a pessoa fica triste, passa por dificuldade e não consegue se curar sozinha. Sabendo que tem apoio da família ou dos amigos, já começa a buscar um caminho. No Brasil, o CVV (Centro de Valorização da Vida), oferece atendimento voluntário e gratuito 24 horas por dia a quem está com pensamentos suicidas ou enfrenta outros problemas. É só ligar 188 a ligação é gratuita. Aqui em Maracaju se precisar de ajuda você pode ligar na Secretaria de Assistência Social e no Corpo de Bombeiros. Então, seja solidário. Principalmente com as pessoas que sofrem de depressão ou têm distúrbios emocionais. Escute, ouça, ampare, proteja”, finalizou Marinice.